Em um workshop de 12 dias, a Building Trust International e a Terraepaglia juntaram-se ao Instituto Técnico Agrícola Ciuffelli em Todi, Itália, com o objetivo de explorar uma série de técnicas de construção com solo cru. Além de produzir tijolos terrestres e estruturas de terra batida - em colaboração com especialistas como Eliana Baglioni e Pouya Khazaeli-, uma parede curva foi erguida com uma estrutura de madeira e uma estrutura de cana, sobre a qual uma enorme camada de terra e palha foi espalhada.
A atividade gerou uma série de espaços internos como um tipo de laboratório, para mostrar os métodos construtivos e os materiais in loco.
Descrição da equipe. Após uma série de oficinas bem-sucedidas realizadas no Sudeste Asiático, a equipe do Building Trust aventurou-se à Europa para desenvolver este projeto de projeto e construção. A Building Trust foi solicitada pela Terraepaglia, um grupo de especialistas artesanais especializados em métodos de construção natural, para ajudar a trabalhar na restauração de uma antiga fábrica de óleo que estava em processo de renovação.
Para ajudar o grupo, a Building Trust organizou um workshop de Projeto + Construção para auxiliar na renovação e, ao mesmo tempo, sensibilizar para a necessidade de mais pessoas em desenvolverem projetos de construção com materiais sustentáveis, como terra, palha e barro.
O objetivo do workshop era criar um conjunto de espaços internos que seriam utilizados pelo Instituto Técnico Agrícola Ciuffelli em Todi, Itália, como um laboratório para educar sobre temas como a natureza e a sustentabilidade. Os espaços serão utilizados para mostrar os processos tradicionais de produção de alimentos, como transformar o leite em queijo e criar mel (habilidades para apicultura). Junto com a produção de alimentos, as aulas serão compartilhadas ao transformar a terra em edifícios.
O valor deste projeto é a criação de espaços funcionais para comunicar a importância da arquitetura sustentável, feita de materiais reutilizados locais.
Um grupo de arquitetos e designers internacionais, juntamente com especialistas no campo da arquitetura sustentável, participaram da oficina de duas semanas. Foram realizadas palestras de Eliana Baglioni, que apresentou palestras sobre a construção da terra, e Pouya Khazaeli, que falou da filosofia da arquitetura de terra.
Através da instrução técnica da Building Trust, a equipe criou uma parede interna de pau a pique, uma parede de tijolos de adobe e uma série de estruturas de terra batidas. O projeto trouxe à vida técnicas construtivas antigas, como o pau a pique, envolvendo a comunidade local na importância de trabalhar com materiais naturais.
Arquitetos: Building Trust international
Coordenadores de Projeto: Elettra Melani, Building Trust International
Localização: Todi, Umbria, Itália
Ano: 2015
Área: 170 m²
Fotografias: Elettra Melani, Building Trust international
Outros participantes: Terraepaglia, Agricultural Technical Institute Ciuffelli, Pouya Khazaeli, Eliana Baglioni